Gastronomia alemã


       A culinária da Alemanha me chama atenção por isso eu vim compartilhar com vocês, é bem interessante.
       A culinária alemã é rica, variada e tem sabores fortes com pratos substanciais e generosos. Ao longo da história a Alemanha passou por situações difíceis com invernos rigorosos, então se tornou uma culinária que não admite desperdícios, assim todos os alimentos que eles tinham precisavam ser aproveitados  e conservados da melhor forma possível , com isso eles ficaram muito bons em fazer salsichas, queijos, geléias e embutidos em geral.
       Eles valorizam muito a carne de porco, batata, pão e adoram repolhos. Cada região da Alemanha tem suas próprias especialidades e comidas típicas, cada região recebe influencias de países vizinhos. Então a culinária alemã varia dependendo de cada região do país. 
      O café da manhã são fartos e os jantares são leves.
A Alemanha é o segundo país do mundo com mais restaurantes, ficando atrás apenas da França.

 O café da manhã
Pão com geléia, fatias de carne, queijo e mel. Aos domingos eles tomam um café da manha com alimentos mais pesados como pães, torradas, ovos cozidos e cereais.
German1 50 cafés da manhã pelo mundo

O almoço
Geralmente o almoço consiste em sopa, batatas arroz, legumes salsichas.
A sobremesa
Uma grande variedade de tortas e bolos está presente por todo o país, e são feitos com frutas frescas, como maça, ameixa, morango e cereja.
Também tem doces folhados e marzipã.        

 Hora do chá
É servido entre o almoço e o jantar, o tradicional chá com biscoitos e bolos. O café é servido nos finais de semana e feriados.
 
O jantar
O jantar tradicional da Alemanha consiste em queijo, pão, frios, legumes, saladas.

Tradicional bolo e café
Os alemães têm o costume de nas tardes de domingo conversar tomando café e comendo deliciosos bolos.

Carnes
As principais carnes consumidas na culinária alemã são porcas e aves como galinhas, patos, gansos e peru. Também consome carne de caça, principalmente javali, coelho e veado.

Peixes
Os peixes mais consumidos são trutas, carpas, arenques, sardinhas, atum, cavalinha e salmão.

Legumes e vegetais.
São geralmente consumidos em ensopados ou sopas, mas também são servidos como acompanhamento de pratos. Os mais comuns são as cenouras, nabos, ervilhas, espinafre, feijão e vários tipos de repolhos, cebolas, aspargos e batatas.

Frutas mais típica são as maças e as cerejas.
Uma característica marcante na culinária alemã é a mistura de frutas as comidas salgadas. Na região da Floresta negra, há o lombo de veado servido com maças e recheado com frutas vermelhas.

Salsichas
Os alemães produzem 1500 tipos de salsichas, a variedade é grande e está presente na mesa das famílias de todo país. Tem salsichas para grelhar e fritar ou cozinhar, elas são feitas com diversos tipos de carnes e acrescidas de especiarias. Cada região tem sua salsicha típica ou elege sua favorita.
Os quatro tipos de salsichas:
Rohwurst- a carne dessa salsicha é deixada crua e é conservada salgada, curada ou defumada.
Kochurst- é cozida.
Bruhwurst- é aferventada  em água ou sopa e o aroma é a carne por meio de um longo processo de defumação.
Brutwurst-é uma das mais populares é degustada frita ou grelhada.
 
Pão
A Alemanha é o país que tem mais tipos de pães, todos os anos, novas variedades são criadas para atender o mercado.
Em uma padaria alemã encontra-se uma grande oferta de produtos tem pão de centeio escuro e claro, pão branco, preto, com flocos de cereais, pão de legumes (batata, cenoura). É uma grande variedade do leve e macio pão branco, pães com mistura de grãos, ao pesado pão preto com consistência de pedra.
 

Presuntos e queijos
Os alemães têm orgulho dos seus queijos, salsichas e presuntos. Frankfurter e o presunto de Vestefália alcançaram fama internacional, mas existem outras variedades de presuntos saborosos.
Dentre os queijos, destaca-se o Quark, mole e normalmente misturado a cebolas e ervas.
O melhor lugar para encontrar todos os tipos de salsichas, presuntos e queijos é nas feiras livres de cada cidade.
 
Mostarda
A mostarda pode ser picante, adocicada, forte ou agridoce, dependendo dos seus grãos. A versão preta é a mais forte e aromática do que a amarela.
As sementes de origem asiáticas conquistaram espaço na mesa dos alemães. A mostarda é um acompanhamento bastante comum as salsichas.
 
Bebidas
Na Alemanha se consome muita cerveja, e o país produz as melhores marcas. Os vinhos alemães são exportados para todo o mundo. A cerveja sem álcool é muito popular,refrigerante também.

 


Bem eu espero que tenham gostado de conhecer um pouco a culinária alemãnão percam semana que vem vou colocar o post dos principais pratos típicos da Alemanha

5 comentários:

  1. Que fome me deu só de olhar essas delicias :D rs otimo post bjinhos!

    www.bstgata.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho descendência alemã, mas confesso que não sei muita coisa sobre rs Tirando a parte das linguiças e salsichas, são muito famosas, né? E muito boas também ♥
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
  3. Humm que delícia essa gastronomia alemã...rsrsr Olá Bea vim visitar seu blog e ele é muito meiguinho viu..lindo mesmo!!só não consigo te seguir..não sei pq :( bjoks e muito sucesso viu sua linda ^_^

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, retribuindo a visitinha, gostei muito do seu blog!
    E o post é bem interessante, gostei muito. Belo post. Bjinhos.

    Blog Mulheres Antenadas | Twitter | Fanpage

    ResponderExcluir
  5. Eu não como carne, mas sou uma formiga... babando nesses doces! Adoroooo!
    Beijo!

    ResponderExcluir