Consumo mais consciente



     Olá tudo bem? Eu fui comprar meu material pra faculdade e fui em uma cidade perto da minha, que tem um grande centro comercial, eu passei o dia todo lá olhando as lojas, é bem cansativo mas eu realmente gosto de fazer isso, mas só vou lá as vezes.  Eu fui em muitas lojas e fui firme no meu objetivo de só comprar material escolar, vi muitas roupas bonitas, algumas me deu vontade de comprar mas me mantive firme.  Porque parando pra refletir hoje, eu percebi que eu tenho muitas roupas no meu guarda roupa, que eu comprei e algumas eu ainda nem usei, por falta de ocasião, então não tem necessidade de comprar mais.

     Também percebi isso quando eu fui lavar meus sapatos e vi que eu tinha muitos pares e alguns que eu nem uso, e eu sempre fico achando que estou precisando de um novo sapato. Tem sapatos que eu uso bastante, mas tem outros que eu gosto acho bonito mas quase não uso, isso não está certo.  

    Maquiagem também, eu amo paletas de sombras, eu tenho poucas, quando eu vou na loja é o que eu mais gosto de ver, eu queria comprar uma nova paleta mas fico pensando, tenho usado pouco até as que eu tenho pra que eu vou comprar mais? Não faz muito sentido.  Com bolsas até que estou bem controlada só tenho duas, eu compro uso bastante e depois jogo fora. Não gosto de ter um monte de bolsa, porque não são aquelas bolsas super caras que duram a vida toda. São bolsas mais baratas que duram no máximo dois anos, elas tem tempo de vida curto então pra que ter um monte de bolsas assim, o tempo vai passar, não vai ter como usar todas, e quando for usar elas já estarão ruins, então é dinheiro jogado fora. Outra coisas que estou comprando muito são caixas de lápis de cor, eu tenho que parar de comprar, eu amo pintar meus livros, sempre fico achando que tenho poucas cores, e fico atrás de cores novas.

      Estou com novo lema pra minha vida este ano, use o que você tem antes de sair comprando algo novo. Depois de refletir a forma como tenho usado errado minhas coisas resolvi escrever esse post pra puxar minha orelha mesmo, e acho que muitas pessoas fazem o mesmo que eu. Não é errado comprar coisas novas, mas é errado não usar o que você compra, se você não gosta mais, ou comprou por impulso, doe para alguém que vai fazer um uso melhor do que você, ou então venda e tente recuperar parte do dinheiro. Não deixe as coisas paradas sem uso, não compre mais do que você é capaz de usar, não vire uma pessoa acumuladora.

    É tão bom quando compramos algo, usamos bastante e depois jogamos fora ou doamos, significa que aquela roupa ou sapato cumpriu o seu papel, o objetivo pra qual foi produzido. Agora você está livre pra comprar algo novo e colocar no seu lugar.  Tudo na vida tem que ter um equilíbrio e nós temos que ter responsabilidade de fazer um bom uso de tudo que compramos.
Resultado de imagem para acumuladores

Imagem relacionada

Resultado de imagem para mulher com muitos sapatos

Resultado de imagem para mulher com muitas roupas


Resultado de imagem para mulher com muitas roupas

10 comentários:

  1. É fundamental a gente consumir o que realmente precisa. Depois muito produto acaba acumulando e estraga.
    Big Beijos,
    BLOG LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei demais com esse post, tenho gastado muito menos com roupas e sapatos, meus gastos mudaram drasticamente. Só continuo gastando muito com comida. Mas, acho que só de não investir em muitas coisas banais, como aquele exagero de roupa, calçados, acessórios, já faz uma grande diferença!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Se as coisas ainda estão num estado aceitável porque não doar
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente comecei a adquirir o consumo consciente e não ficar comprando coisas que não pretendo usar tanto. Hoje em dia compro mais o que é necessário e sei que vai valer muito a pena pra mim.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post. Ter consciência é tudo. Temos que pensar melhor né?

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, existem várias formas da gente maneirar no consumo, tanto comprando só o necessário quanto tirando algo que já tem quando se compra algo novo.
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Biaaaaa saudade de voce! (te enviei um email ha algumas semanas, busca la) Parabens pela iniciativa de aderir ao consumo consciente, voce vai ver como isso vai melhorar a sua vida como um todo! Indico um livro da Marie Kondo chamado A magica da arrumacao. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Realmente comprar/consumir somente o necessário é extremamente importante.
    Ótimo post.

    www.paginasempretoo.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. É muito importante se controlar mesmo e bem difícil rsrs

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca fui uma pessoa que compra impulsivamente, sou bem controlada na verdade. Mas percebo que posso sempre economizar mais, e agora em tempos de crise a gente deve mesmo optar pelo que é essencial :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir