Hábitos e disciplina


Olá tudo bem? Dia 14 foi meu aniversário de 26 anos, foi um dia muito agradável, mas sempre que chega perto do meu aniversário faço uma reflexão sobre minha vida, minhas metas. Eu nem acredito que já estou com essa idade, mas sempre fico mais pensativa que o normal. Andei refletindo sobre disciplina, força de vontade quando nos tornamos adultos parece que tudo se torna mais difícil, até as tarefas mais simples, eu percebi que quando eu era mais jovem eu era mais animada para fazer as coisas, e agora já não tenho tanta animação, eu tenho que colocar uma força de vontade extra para fazer minha vida funcionar direito. Quando somos adolescentes fazemos várias tarefas por obrigação porque nosso pai ou mãe mandou, e se não fizermos eles podem brigar e tal, mas quando se torna adulto você tem que se autodisciplinar para fazer tarefas não muito prazerosas, mas que tem que ser feitas, tipo ninguém te manda fazer nada mas você sabe que tem que ser feito querendo ou não.

Eu andei estudando lendo alguns livros sobre O poder do hábito, livros sobre procrastinação e eu finalmente entendi como nosso cérebro funciona em relação a rotina, porque é tão fácil fazer coisas que já estamos acostumados e porque é tão difícil começar um habito novo. Eu sempre me senti muito relutante pra fazer algo novo e não entendia porque eu me sentia assim, e isso sempre me incomodou, então eu resolvi estudar meu comportamento.  Vou explicar bem resumido basicamente nosso cérebro grava tudo que a gente faz com frequência e se torna um habito, toda vez que fazemos as mesmas tarefas o cérebro entra no modo automático pra não gastar tanta energia, é muito fácil fazer aquela tarefa porque já está gravada e nosso cérebro fica nesse modo automático. Mas tem hábitos que são ruins para nossa vida e hábitos que são bons, o cérebro não sabe diferenciar um habito bom do ruim, ele grava tudo, cabe a você saber fazer as escolhas certas. É difícil se livrar de maus hábitos mas não é impossível, podemos reprogramar nossos hábitos. Por isso é tão difícil começar algo novo, diferente, no começo nosso cérebro rejeita um pouco fazer aquela tarefa, por isso é preciso muita força de vontade para começar a fazer novas atividades, principalmente quando não são tão agradáveis, temos que forçar a barra, mesmo que você não sinta vontade, e depois a medida que você se autodisciplinar a fazer aquela tarefa todos os dias, ela se torna um habito, e depois que você forçar todos os dias, seu cérebro grava e começa a ser mais fácil. Funciona assim pra academia, estudar, reeducação alimentar então pode servir para qualquer coisa na sua vida.
Se você quer ter novos hábitos comece tentando, depois que você entende como seu cérebro funciona fica mais fácil. Se quiser saber mais sobre como o habito funciona leia o livro O poder do habito é muito bom. Estou tentando mudar alguns hábitos na minha vida e adquirir novos, por isso resolvi compartilhar com vocês.



Espero que gostem!!! Beijos até a próxima!!!


4 comentários:

  1. Ola linda gostei muito do seu blog e decidi lhe seguir. Eu tambem tenho um blog onde falo sobre penteados e maquilhagens. Se quizer por visitar vou deixar aqui o meu link do blog.
    https://blogsimplesglamour.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Bons conselhos e dicas
    https://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Nunca é tarde para adotar hábitos mais saudáveis.
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  4. Nossa que maravilha, gostei bastante do modelos escolhidos, essas estampas sao lindas.
    beijos
    http://www.garotadelicada.com.br/

    ResponderExcluir